sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Relatório - Oficina: "Vistos e sinais de validação em passaportes".

Olá viajantes! Depois de tantos meses de viagem, chegamos enfim ao nosso destino! O fim do semestre! Sendo assim, para finalizarmos nossa "volta ao mundo", temos a última atividade de Diplomática e Tipologia Documental!
O exercício consiste em realizar um relatório da oficina apresentada durante a "Semana Universitária da UnB - 2014", que no caso do grupo PASSA-ARQ, foi "Vistos e sinais de validação em passaportes".


O que é o passaporte?
   O passaporte "é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular, e, requisita permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro." (Fonte: Wikipédia). Sendo assim, o passaporte é uma "identidade” com alcance mundial, ou seja, é ele que identifica o cidadão brasileiro em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e todas as vias de acesso internacional, de acordo com a legislação de cada do país.
   Segundo Diaz e Ruipérez (2004), que realizaram um levantamento histórico do termo "passaporte" na Espanha durante a primeira metade do séc. XIX, no diz que o passaporte, segundo o Diccionario de Autoridades (primeiro dicionário da língua castelhana, editado pela Real Academia Española) é uma "licença ou despacho por escrito, que se dá passagem livre e segura de um Reino à outro, ou de uma parte à outra" (tradução nossa).
Visto de Laos
     Para entrar em alguns países (tomando como base o viajante brasileiro) são necessários alguns documentos, entre eles, o visto. O visto é "um documento emitido por um país dando a um certo indivíduo permissão para entrar no país por um certo período de tempo e para certas finalidades .[...] Os vistos são geralmente carimbados ou anexados ao passaporte do destinatário." (Fonte: Wikipédia). O visto não é obrigatório para todos os países em que o viajante brasileiro deseja visitar, sendo necessários alguns outros itens, como passagens (ida e volta), documentos que comprovem o dinheiro necessário para permanecer no país, Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, entre outros.
    Sendo assim, foram escolhidos dois países onde o visto é obrigatório, Estados Unidos da América e Cuba, para que fosse apresentado qual o procedimento para obtenção dos vistos, e além disso, o processo de pedido e retirada do passaporte brasileiro também foi apresentado. Através dos fluxogramas criados para ambos os casos, foi possível identificar todo o trâmite documental até a consolidação dos vistos e do passaporte.
    
O passaporte no contexto arquivístico

*PadronizaçãoTodos os passaportes possuem um formato padronizado, começam com uma capa identificando o país emissor (geralmente traz o brasão de armas do país), depois contém as páginas fornecendo informações sobre o portador, como nome, sobrenome, data de nascimento, naturalidade etc. Logo após isso, há uma quantidade de páginas numeradas em branco destinadas a vistos ou carimbos de entrada e saída.
Exemplos: Os passaportes alemães, italianos compartilham o layout padrão dos passaportes da União Européia, de cor vermelho- borgonha, e ambos possuem o Brasão de Armas estampado em suas capas.

*Prazo de guarda/validade: Em primeiro lugar, não há renovação nem prorrogação de passaporte, ou seja, caso esteja com prazo de validade expirado ou prestes a expirar, é necessário a apresentação de todos os documentos originais novamente. A validade dos passaportes é de até 05 anos, e o portador pode requerer um novo passaporte, antes mesmo do vencimento do atual, pois em alguns países é exigido que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. 
    Mesmo o passaporte (brasileiro) vencido, com seu prazo de validade de 05 anos esgotado, ainda pode ser guardado por motivos além do afetivo (recordação das viagens, por exemplo). Vamos supor que o viajante possui um passaporte com apenas 03 anos de validade, e consegue um visto norte-americano, que possui validade de 10 anos. O indivíduo terá de fazer outro passaporte assim que seu atual vencer, porém, terá de guardar e carregá-lo sempre que visitar os EUA, pois mesmo ele vencido, a vigência do visto norte-americano ainda vigora. 

*Sinais de validaçãoOs passaportes possuem vários sinais de validação, entre eles, marcas d'água com o símbolo "Armas da República" e a palavra "BRASIL"; fio de segurança inserido no papel, contendo a bandeira nacional brasileira e a palavra "BRASIL"; a perfuração feita na folha do passaporte, formando um código alfanumérico, entre outros.
Símbolo internacional do passaporte digital
    Além disso, alguns passaportes carregam chips, que trazem informações suplementares sobre o portador, porém, em um formato digital. O primeiro objetivo da inserção dos chips foi para prevenir a fraude de identidade, mas assim que esta tecnologia evoluir, servirão também para permitir rápido esclarecimento de identificação pelo controle de imigração dos países. O chip é acoplado no interior da capa, e carrega também dados biométricos do portador, como fotografia facial e duas impressões digitais.

Carimbo de entrada boliviano
    Nos países em que não é obrigatório o visto para viajantes brasileiros, carimbos são utilizados para controlar a entrada e a saída dos estrangeiros. O viajante recebe dois carimbos em seu passaporte, um ao entrar no país e outro ao sair, sendo que o carimbo de entrada possui um sinal de ''maior que'' (>), e o carimbo de saída possui um sinal de ''menor que'' (<). Quando o carimbo possuir um pequeno avião em alguma extremidade, significa que a pessoa entrou no país por via aérea, se houver um pequeno carro ou ônibus, significa que a pessoa entrou por via terrestre. 

Referências bibliográficas:
GALENDE DIAZ, J. ; GARCÍA RUIPÉREZ, M. Los pasaportes, pases y otros documentos de control e identidad personal em España durante La primera mitad Del siglo XIX: estúdio archivístico y diplomático. Revista Hidalguía. Madrid, n. 1, 2004 p.113-144. n 2, 2004, p.169-208. 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Atividade Diplomática - 14/11 - Mapa Mental

Conforme solicitado na atividade de Diplomática do dia 14/11 desenvolvemos um mapa mental. Antes uma introdução do que é um mapa mental.

Mapa mental, ou mapa da mente1 é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental).





sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Oficina - Semana Universitária da UnB - 2014.

Na última sexta-feira (07/11), o penúltimo dia da "Semana Universitária da UnB - 2014", os alunos da disciplina "Diplomática e Tipologia Documental", sob orientação do Prof. André Porto A. Lopez, realizaram diversas oficinas para o público acadêmico e a comunidade em geral. As exposições ocorreram na Ala Norte do ICC, com os mais diversos temas. Sendo assim, o grupo PASSA-ARQ realizou a oficina: "Vistos e sinais de validação em passaportes", que está descrita a seguir:

1) Logo de início, o público recebia um passaporte confeccionado pelo grupo, o qual era carimbado no começo e no fim da apresentação: 
FRENTE: O passaporte confeccionado seguiu o padrão brasileiro (capa e campo de identificação), porém este pertence à República Federativa "Passa-arq", e a nacionalidade de seu portador é "passaarquiano".
INTERIOR: Há dois campos, um representando a "entrada" e outro a "saída" do país, e neles foram colocados diversos carimbos, dando a ideia de que o portador já tivesse feito várias viagens. Além disso, um espaço foi deixado para o carimbo do grupo.
2) Dois carimbos foram encomendados pelo grupo, um de "entrada" e outro de "saída":


O carimbo da esquerda, com o símbolo " > ", é o que registra a entrada na apresentação, já o da direita, com o símbolo    " < ", registra a saída.
 3) Após o passaporte ter sido carimbado (entrada), era apresentado quais países não exigem visto para brasileiros, segundo o Ministério das Relações Exteriores:

Europa - Tratado de Schengen 
Brasileiros são isentos de visto nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. O Tratado de Schengen, também conhecido como Acordo de Schengen, foi assinado em 1985 e estabelece regras específicas aos turistas que pretendem visitar alguns países do continente Europeu. O objetivo do acordo é garantir o controle da circulação de visitantes entre os países integrantes.
Desta forma, brasileiros podem entrar sem nenhum tipo de visto, desde que tragam comprovantes de hotel e que tenham dinheiro suficiente para custear a viagem (o valor pode variar de acordo com o país), passagem de volta e uma das principais determinações do acordo é a obrigatoriedade da contratação de uma Assistência Seguro Viagem que contenha cobertura mínima de € 30.000, para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente, valor estipulado por atender todos os países pertencentes ao tratado. A medida é recíproca, portanto, vale também para os europeus que vierem para o Brasil, por até três meses.
Países: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bósnia Hezergovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Noruega, País de Gales, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Suécia, Rússia, San Marino, Suíça, Turquia, Ucrânia e Vaticano.

América - Mercosul
Na América do Sul, por causa do "Mercado Comum do Sul – Mercosul", os brasileiros podem entrar em qualquer país sem necessidade de visto, inclusive não é necessário sequer passaporte, somente a identidade (em bom estado) resolve, desde que tenha sido expedida há menos de 10 anos. Há ainda a necessidade de apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia para entrar na Bolívia e Equador.
Países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

América Central/Norte
Países: Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago.

África
Países: África do Sul, Marrocos e Tunísia.

Ásia
Há a necessidade de apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia para entrar na Malásia e na Tailândia.
Países: Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Israel, Malásia e Tailândia.

Oceania
É necessário comprovar hospedagem, passagens de volta e dinheiro para a estadia.
País: Nova Zelândia.

4) Em seguida, era apresentado dois casos onde é necessário o visto para brasileiros, que são Cuba e Estados Unidos da América:
Fluxograma do processo de requisição do visto norte-americano realizado no Software Bizagi.
Para solicitar o visto americano de não imigrante (que inclui o de turismo, o de estudante e o de negócios, entre outros), é preciso seguir os passos:

1. Formulário DS-160
O primeiro passo para obter o visto americano é preencher o formulário DS-160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/. O formulário deve ser preenchido em inglês e com informações precisas e atualizadas – qualquer inconsistência nos dados informados pode levar o processo à estaca zero novamente. Todas as perguntas são feitas em inglês, mas o colocar o cursor em cima delas, aparece a tradução. Fique atento ao procedimento e salve cada uma de suas etapas, evitando que a página expire e você tenha que fazer o preenchimento desde o início novamente.

2. Pagamento
Para vistos de visitantes que não exigem petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD), a taxa de solicitação (MRV) é de US$ 160. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário. Com o novo sistema, esta é a única taxa – não há mais cobrança separada para agendamento ou envio do passaporte.

3. Agendar entrevista
Após aguardar o prazo exigido para confirmação do pagamento (2 dias úteis), começa a fase de agendamento da entrevista. Com o número identificado como “nosso número” do boleto do DS-160 e o recibo de pagamento da taxa MRV em mãos, é hora de agendar as entrevistas. Isso pode ser feito pelo site http://brazil.usvisa-info.com ou pelo call center. Note que agendando a entrevista través do site, você primeiro deve se cadastrar, incluir seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do passaporte. Na hora da solicitação, tenha consigo também o número do passaporte, que é requerido. O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o local escolhido. Após o pagamento concretizado e de posse do “nosso número” é hora de agendar a data de entrevista no consulado, em seguida a data para coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.

4. CASV
O próximo passo, que foi incluído no novo sistema, é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) para complementar a solicitação do visto, levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. 

5. Entrevista
Comparecer à entrevista na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Solicitantes menores de 16 anos ou com mais de 65 anos são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados para a mesma se a embaixada ou consulado julgar necessário.

6. Entrega
Após estes passos, você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou no CASV pré-escolhido, conforme opção adotada na hora do agendamento da entrevista. A entrega também é feita pela transportadora e a entrega costuma ser rápida.

Fluxograma do processo de requisição do visto cubano realizado no Software Bizagi.
O visto cubano é um cartão de turista que exige documentos simples. É importante comprar suas passagens e fazer a reserva num hotel (ou casa particular) antes de pedir o visto, porque essas informações são exigidas. Ele é válido por 30 dias, prorrogáveis por mais 30mediante aprovação das autoridades cubanas. Vale lembrar que além da exigência do visto é necessário fazer um seguro-saúde e altamente recomendado ter uma carteirinha de vacinação internacional comprovando que foi tomada a vacina contra febre amarela.

Solicitação do visto cubano:

Documentos necessários:
1 – Passaporte válido
2 – Formulário de Solicitação preenchido
3 – Cópia da passagem aérea (ida+volta)
4 – Cópia da reserva da hospedagem

Procedimento: Há apenas dois consulados cubanos no Brasil, um em Brasília e outro em São Paulo. Quem estiver longe dessas cidades e não puder se apresentar pessoalmente poderá fazer a transação através dos Correios.

Pedido de visto não-presencial:
A taxa para o visto é de R$45, mas quem o pede por correspondência precisa paga mais: Trâmite R$75 + Sedex R$50 + visto R$45, totalizando R$170. Caso você peça o visto com outras pessoas na mesma correspondência, o valor do Sedex é o único que se mantém inalterado.
Em seguida, será o momento de juntar a documentação para enviar ao consulado. Basta acessar o site http://www.cubadiplomatica.cu/ imprimir o formulário requerido para a emissão do cartão, respondê-lo e assinar. Anexe ao formulário a uma cópia legível das reservas do hotel e passagem aérea, juntamente com a cópia das páginas 1,2 e 3 do passaporte e comprovante de depósito (R$170). Eles irão emitir a “tarjeta turística” e enviar por Sedex em três dias úteis.

Pedido de visto pessoalmente:
Fazendo o requerimento pessoalmente, além de ser mais barato (R$45), o visto sai na mesma hora.  Você só precisa levar os mesmos documentos citados acima – cópia das passagens, hospedagem e formulário de solicitação – não esquecendo de trocar a cópia do passaporte pelo original.

5) Após isso, era apresentado o procedimento de solicitação do Passaporte Brasileiro, disponível no site do Departamento de Polícia Federal:


Fluxograma do processo de requisição de passaporte brasileiro realizado no Software Bizagi.
1. Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.

2. Solicite a emissão do passaporte. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

3. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

4. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.

5. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.


6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

6) Em seguida, era apresentado as características dos carimbos:

Banner confeccionado pelo grupo contendo diversos carimbos e vistos (Download do Banner em PDF.)
Os carimbos são utilizados naqueles países em que o visto não é exigido, sendo que o viajante  recebe dois carimbos em seu passaporte, um ao entrar no país e outro ao sair. O carimbo de entrada possui um sinal de ''maior que'' ( > ), e o carimbo de saída possui um sinal de ''menor que'' ( < ), esses dois carimbos também indicam a data em que a pessoa entrou e saiu do país. Quando o carimbo possuir um pequeno avião em alguma extremidade, significa que a pessoa entrou no país por via aérea, se houver um pequeno carro ou ônibus, significa que a pessoa entrou por via terrestre. Os carimbos que possuem uma imagem ou desenho (por exemplo, os carimbos de Machu Picchu e da Ilha de Páscoa, apresentados na oficina) não possui  valor diplomático, são apenas comemorativos.

7) Por fim, há uma dinâmica, na qual o público deve acertar qual o país, apenas pela capa do passaporte:


Banner confeccionado pelo grupo, contendo 12 capas de passaportes, para realizar a dinâmica. (Download do Banner em PDF.)
Ao final das explicações sobre os vistos, passaportes e carimbos, o visitante da oficina era convidado para participar de uma dinâmica que consistia em adivinhar o nome do país só pela capa do passaporte, ou seja, só pela cor do passaporte e o brasão de armas, já que o nome que fica impresso foi retirado digitalmente. O único passaporte que não foi retirado o nome foi o passaporte brasileiro. E para ajudar na identificação dos passaportes eram passadas dicas e curiosidades sobre os países.
O visitante precisava acertar três passaportes para receber o carimbo de saída da oficina e um chocolate. Os Países eram: Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Itália, Argentina, Nova Zelândia, Austrália, Angola, Argélia, Estados Unidos e Cuba.

Curiosidades e dicas:

Alemanha (Curiosidades sobre o passaporte)
  • Os passaportes alemães compartilham o layout padrão dos passaportes da União Europeia, de cor Borgonha;
  • São de capa dura, o que é único dos passaportes germânicos;
  • A capa é ilustrada com o Brasão de armas da Alemanha no centro;
  • A palavra Reisepass, "Passaporte" em alemão, está inscrita abaixo do brasão, enquanto a palavra Europäische Union e Bundesrepublik Deutschland, "União Europeia" e "República Federal da Alemanha" em alemão respectivamente, está acima.

Índia (Dicas sobre o país)
  • É o segundo país mais populoso da Ásia;
  • Neste país está localizado o Taj Mahal.

Japão (Dicas sobre o país)
  • Este país é conhecido como o criador do Judô;
  • É chamado de terra do Sol Nascente.

Itália (Curiosidades sobre o passaporte)
  • Os passaportes italianos compartilham o layout padrão dos passaportes da União Europeia, de cor Borgonha;
  •  A capa é ilustrada com o Brasão de armas da Itália no centro;
  • A palavra Passaporto, "Passaporte" em italiano, está inscrita abaixo do brasão, enquanto as palavras Unione Europea e Repubblica Italiana, "União Europeia" e "República Italiana" em italiano respectivamente, está acima.

Argentina (Dicas sobre o país)
  • País que tem uma rivalidade muito grande com o Brasil;
  • É o país do atual Papa. 

Nova Zelândia (Dicas sobre o país)
  • Este país é o inventor do Bungee Jumping;
  • País da Oceania cujo nome significa, em seu idioma nativo, "A Terra da grande nuvem branca."

Austrália (Dicas sobre o país)
  • É o maior país da Oceania;
  • Os animais mais conhecidos desse país são os Cangurus e os Coalas.

 Angola  (Curiosidades sobre o passaporte)
  • O passaporte angolano é de cor preta, possui tamanho médio e é de leitura mecânica;
  •  A capa é ilustrada com o Brasão de armas da Angola no centro. A palavra "Passaporte" em português, está inscrita abaixo do brasão, enquanto a frase "República de Angola" em português, está acima.

Argélia (Dicas sobre o país)
  • É o país de origem do ex-jogador de futebol Zidane;
  • País do Norte da África;
  • Este país tem uma relação muito forte com a França.

Estados Unidos Unidos da América (Curiosidades sobre o passaporte)
  • O passaporte dos Estados Unidos da América é um documento emitido exclusivamente pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos;
  • É necessário para que os cidadãos americanos possam viajar para qualquer país do mundo;
  • O passaporte adapta padrões recomendados (tamanho, composição, arranjo e tecnologia) da Organização da Aviação Civil Internacional;
  • O Departamento de Estado também emite cartões de passaporte, que são válidos para viagens de americanos via terra e mar (não ar) entre os Estados Unidos e Canadá, México e Bermudas e vários destinos nas Caraíbas: Anguila, Antigua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, República Dominicana, Grenada, Jamaica, entre outros.

Cuba (Dicas sobre o país)
  • Este país tem uma relação muito difícil com os Estados Unidos da América;
  • País Socialista da América Central.
8) Após toda a apresentação da oficina, o visitante recebia o carimbo de saída e ganhava um chocolate. Além de assinar a lista de participação.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Passageiros enfrentam filas longas para a emissão de passaportes no Rio.

Pessoas que precisam tirar passaporte no Rio têm reclamado de dificuldades no agendamento nos postos da Polícia Federal. 
Segundo a Polícia Federal, o tempo de espera para o agendamento no aeroporto é de 45 dias, mas algumas pessoas que estavam aguardando no local informaram que esperaram dois meses pela renovação do passaporte.
Uma das medidas adotadas para reduzir o tempo de espera foi prolongar o horário de atendimento. No posto do aeroporto o atendimento foi prorrogado para atender entre o horário das 7h às 24h. Outra medida para reduzir as filas foi o atendimento aos sábados, domingos e feriados.

Nos shoppings Rio Sul, Leblon e Via Parque, o tempo de espera tem sido maior, chegando a 90 dias, segundo a PF. Mas não é só da demora que as pessoas reclamam. A dificuldade para agendar e a falta de informações também têm gerado problemas. “Já fiz todo o requerimento, já paguei a GRU, mas não consigo agendar”, afirmou Bruno.

Algumas pessoas dizem encontrar dificuldade para obter informações através da internet. “Uma dificuldade que encontrei no site foi a falta de informação, como a declaração que eu preciso fazer, mas não existe nenhum modelo. Então, eu vim até aqui hoje trazer a declaração por minha conta, mas não sei se vai ser válida”, destacou Sérgio.

Segue link abaixo, que direciona à reportagem transmitida hoje (06/11/2014), pelo programa "Bom Dia Rio" da Rede Globo: 

Perdi meu passaporte. O que fazer?

Já imaginou perder o passaporte no exterior?

Só quem passou pela experiência sabe como é desagradável. Por isso, é sempre bom ter em mente o procedimento, em caso de perda ou roubo.
Primeiro Passo: Registrar o fato com polícia local. Isso evita futuros enganos, caso outras pessoas utilizem seus documentos com má fé. Guarde com você o boletim de ocorrência.
Segundo passo: Ir até a embaixada ou consulado brasileiro e obter as orientações sobre a solicitação do novo passaporte e também de novo visto, se for o caso.
E o ideal é ser rápido, especialmente se a pessoa estiver com passagens aéreas compradas. Dependendo de como forem os prazos para aprovação dos novos documentos, o viajante poderá perder voos e reservas de estadia.
A emergência pode ser resolvida com um pouco mais de facilidade se o estrangeiro tiver um seguro-viagem, já que, dependendo do tipo de contrato, alguns podem garantir assistência em português, pelo telefone; e outros incluem ajuda financeira para cobrir estes gastos extras.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atividade Diplomática - 29/10 - Fluxograma

Conforme solicitado na última atividade do blog Diplomática e Tipologia Documental – Unb (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/2014/10/de-volta-ao-fluxograma.html#comment-form) e com auxilio da ferramenta Bizagi, apresento o fluxograma do tramite de um processo para aquisição de material de informática. Após coletar dados de pessoas que fazem parte desse processo exponho o resultado:



Ao entender como funciona o tramite do documento no órgão, vejo somente uma possibilidade de melhoria que seria a criação de um arquivo intermediário. O setor responsável pela criação do documento tem que mantê-lo até seu destino final, guarda ou eliminação. Portanto, acumulando muitos documentos nos setores apesar de não serem usados regularmente.

Bruno Machado Morais – 12/0112426

Atividade Diplomática - 31/10 - De volta ao fluxograma.

A atividade de Diplomática para essa semana é desenvolver um fluxograma de "um dos processos em que há participação do Arquivo que você trabalha/trabalhou. Pode ser a tramitação de um tipo documental, o processo de escolha da caixa arquivo, o tratamento de uma massa documental etc."
(Retirado de http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/2014/10/de-volta-ao-fluxograma.html#comment-form)

Sendo assim, elaborei um fluxograma da "solicitação de documentos, feita pela auditoria externa". Segue exercício:
Aluno: Alef Batista Ferreira      Matrícula: 12/0108402

Abaixo segue dois links para download dos arquivos, um em (.docx) e outro em (.bpm) sobre o fluxograma:

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Atividade Diplomática - 24/10 - Currículo Lattes

Na aula do dia 24/10, nos foi passado um exercício no qual tínhamos que selecionar três currículos do Lattes de professores da Faculdade de Ciência da Informação (FCI). Sendo eles: 
E depois, foi necessário buscar informações da Base Lattes, de cada dos professores, sendo as Produções, as Orientações e as Atuações Profissionais, para futuramente ser criado fluxo dos documentos que comprovam estes títulos, no Software Bizagi.

  • Produções: Artigos completos e Livros publicados/organizados edições;
  • Orientação: Iniciação científica e Trabalho de conclusão de curso;
  •  Publicação: Trabalhos técnicos, Assessoria e consultoria;
  • Atuação Profissional: Vínculo institucional e Atividades.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Atividade Diplomática - 10/10 - MCEByte - Bizagi

Na aula do dia 10/10, nos foi passado um exercício no qual tínhamos que elaborar um fluxograma de um dos documentos da empresa "MCEByte - Viagens Virtuais", utilizando o software Bizagi. Sendo assim, o documento escolhido foi a "Tabela de Preços". Segue o exercício:


Abaixo segue dois links para download dos arquivos, um em (.docx) e outro em (.bpm) sobre o fluxograma:

Atividade Diplomática - MCEByte - Modelos de Séries Documentais

Na aula do dia 03/10 nos foi passado uma atividade, na qual tínhamos que realizar a análise diplomática dos documentos da empresa "MCEByte - Viagens Virtuais", de acordo com os oito modelos de séries documentais apresentadas por Mariano García Ruipérez em seu livro, especificamente no tópico 1.3 - Modelos de Análisis de Series Documentales. O documento escolhido pelo grupo foi a Tabela de Preços. Sendo assim, segue a análise:

MODELO 01: Carmen y Cayetano

Definição: Documento com informações dos preços das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, apresentando o preço total, já incluído a comissão dos vendedores e os referentes impostos, além da vigência destes valores. É utilizada pelos vendedores para apresentar os valores ao cliente.
Características externas:
Suporte: Papel
Classe: Textual
Formato: Folha avulsa
Forma: Cópia
Características internas:
Autor: MCEByte - Viagens Virtuais
Destinatário: Vendedor/Clientes
Legislação: Legislação tributária
Trâmite: Contando com apoio do Departamento de Vendas, a tabela é gerada pelo Departamento de Finanças/Contábeis, que após cálculos e pesquisas, determinam os preços finais dos serviços. Posteriormente a tabela é distribuída aos vendedores.

MODELO 02Ayuntamiento de Zaragoza 

Organismo Produtor: MCEByte - Viagens Virtuais
Código: 059 - Outros assuntos referentes a orçamento e finanças
Tipo Documental: Tabela de preços de viagens virtuais
DefiniçãoDocumento com informações dos preços das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, apresentando o preço total, já incluído a comissão dos vendedores e os referentes impostos, além da vigência destes valores. É utilizada pelos vendedores para apresentar os valores ao cliente.
Características Físicas:
Classe: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha avulsa
Forma: Cópia

MODELO 03: Comunidade de Madrid (Mercedes Heredero)

Tipo Documental: Tabela de preços de viagens virtuais
Organismo Produtor: MCEByte - Viagens Virtuais
Origem: Departamento de Finanças/Contábil
Trâmite: Contando com apoio do Departamento de Vendas, a tabela é gerada pelo Departamento de Finanças/Contábeis, que após cálculos e pesquisas, determinam os preços finais dos serviços. Posteriormente a tabela é distribuída aos vendedores.
Prazos: Vigência de um ano.
Utilização: Utilizada pelo vendedor sempre que precisar apresentar os preços ao cliente.
Número de exemplares: Exemplares distribuídos entre os vendedores de acordo com a necessidade.
Local de conservação: Departamento de Vendas.
Acesso: Funcionário do Departamento de Finanças/Contábil e vendedor.
Crescimento anual: Os valores são atualizados de acordo com os prazos de vigência, no caso, anual. Consequentemente, a tabela de preços também é atualizada.

MODELO 04: Cataluña

Organismo: MCEByte - Viagens Virtuais
Descrição: Documento com informações dos preços das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, apresentando o preço total, já incluído a comissão dos vendedores e os referentes impostos, além da vigência destes valores. É utilizada pelos vendedores para apresentar os valores ao cliente.
Série Documental: Documentos referentes ao orçamento e finanças.
Ordenação: Cronológico por data de vencimento.
PrazosVigência de um ano.
Função administrativa: Detalhar os valores das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, para que os vendedores possam apresentar tais valores aos clientes.
Âmbito Legal: Legislação Tributária.
Documentos Básicos: Legislação vigente, mercado externo, relatório das vendas do ano anterior.
Suporte: Papel
Valor da Documentação: Valor administrativo.
Acesso: Funcionário do Departamento de Finanças/Contábil e vendedor.
Eliminação: Após 5 anos de guarda.

MODELO 05: Ayuntamiento de Barcelona 

Descrição: Documento com informações dos preços das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, apresentando o preço total, já incluído a comissão dos vendedores e os referentes impostos, além da vigência destes valores. É utilizada pelos vendedores para apresentar os valores ao cliente.
Produtor: MCEByte - Viagens Virtuais
Finalidade da gestão: Manter os vendedores e os clientes sempre informados sobre os valores das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória.
Legislação: Legislação Tributária
Documentos Básicos: Legislação vigente, mercado externo, relatório das vendas do ano anterior.
Vigência: Vigência de um ano.
Acesso: Funcionário do Departamento de Finanças/Contábil e vendedor.
Ordenação: Cronológico por data de vencimento.
Tipo de Suporte: Papel

MODELO 06: Aragón

Código: 059 - Outros assuntos referentes a orçamento e finanças.
Tipo Documental: Tabela de preços de viagens virtuais
Transferência: Quando o documento sai do arquivo corrente ele é custodiado no arquivo intermediário até sua eliminação, cumprindo sua temporalidade.
Prazo de conservação: 5 anos
Acesso: Funcionário do Departamento de Finanças/Contábil e vendedor.
 
MODELO 07: Andalucía

Identificação
Dígitos: Preços das viagens virtuais.
Datas: Vigência da tabela de preços.
Legislação: Legislação Tributária.
Descrição: Documento com informações dos preços das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, apresentando o preço total, já incluído a comissão dos vendedores e os referentes impostos, além da vigência destes valores. É utilizada pelos vendedores para apresentar os valores ao cliente.
Valoração
Valor documental: Valor administrativo
Acesso: Funcionário do Departamento de Finanças/Contábil e vendedor.
Seleção: A seleção do documento é realizada pelo Departamento de Finanças/Contábil, em acordo com o Departamento de Vendas.
Transferência: Quando o documento sai do arquivo corrente ele é custodiado no arquivo intermediário até sua eliminação, cumprindo sua temporalidade.
  
MODELO 08: Madrid

Tipo Documental: Tabela de preços de viagens virtuais.
Descrição: Documento com informações dos preços das viagens virtuais e dos serviços de implante de memória, apresentando o preço total, já incluído a comissão dos vendedores e os referentes impostos, além da vigência destes valores. É utilizada pelos vendedores para apresentar os valores ao cliente.
Características externas:
Suporte: Papel
Classe: Textual
Formato: Folha avulsa
Produtor: MCEByte - Viagens Virtuais
Destinatário: Vendedor/Clientes
Legislação: Legislação Tributária
Trâmite: Contando com apoio do Departamento de Vendas, a tabela é gerada pelo Departamento de Finanças/Contábeis, que após cálculos e pesquisas, determinam os preços finais dos serviços. Posteriormente a tabela é distribuída aos vendedores.
Prazos: Vigência de um ano.
Documentos BásicosLegislação vigente, mercado externo, relatório das vendas do ano anterior.
Ordenação: Cronológico por data de vencimento.
Vigência: Vigência de um ano.
Eliminação: Após 5 anos de guarda.
Acesso: Funcionário do Departamento de Finanças/Contábil e vendedor.