sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividade Diplomática - 12/09 - Kit MCEbyte

Em nossa última aula (12/09) tivemos de classificar os documentos da empresa "MCEbyte - Viagens Virtuais", e nos foi passado uma nova atividade. O exercício consiste em realizar a análise de um dos documentos da empresa "MCEbyte - Viagens Virtuais", a partir da proposta feita por Luciana Duranti, no quinto capítulo ("Los elementos externos e internos de la forma documental") de seu livro, "Diplomatica: usos nuevos para una antigua ciencia".

Sendo assim, o documento que escolhemos foi a "Tabela de preços", apresentada a seguir:


Denominação do documento: Tabela de preços de Viagens Virtuais.
Denominação da espécie: Configuração assumida pelo documento, de acordo com a natureza e a disposição das informações. A espécie do documento escolhido é tabela de preço.
Suporte: Material no qual são registradas as informações, ou melhor, é o material que carrega o conteúdo. No caso da "Tabela de preços", o suporte é o papel.
Escrita: Disposição do conteúdo (layout), caligrafia/formato das letras, estruturação dos parágrafos. No documento escolhido, há o logotipo da empresa no canto superior esquerdo, e no canto superior direito está o endereço da mesma. Logo em seguida estão a data limite de validade das informações, e os devidos valores, em forma de tabela, porém, sem linhas. 
Linguagem: Organização do conteúdo de forma a tornar o documento mais compreensível ao usuário. A "Tabela de preços" utiliza linguagem de fácil compreensão, e a estrutura utilizada facilita o entendimento da composição do preço final.
Sinais de validação: Marcas e sinais que atestam que um documento é verdadeira/original, e que foi emitido por órgão/empresa responsável. A "Tabela de preços" possui a logomarca da empresa, mas não existe não há nenhuma forma de validação como original, tornando-o de fácil falsificação.
Gênero: Conjunto de espécies documentais com caracteres essenciais semelhantes, principalmente  suporte e formato, que exigem processamento técnico específico. O gênero do documento escolhido é textual.
Formato: Conjunto das características físicas do suporte. A "Tabela de preço" é em folha avulsa.
Forma: Estágio de preparação e transmissão do documento. No caso do documento escolhido, está sob forma de cópia.
Trâmite: A tabela de preços é produzida pelo Departamento de Finanças/Contábil, que determina os preços de cada serviço, através de pesquisas no mercado externo, legislação vigente, os dados referentes as vendas do ano anterior (disponibilizados pelo Setor de Vendas), etc. Em seguida, a tabela é repassada para o Setor de Vendas, que por sua vez, apresenta a nova tabela aos vendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário